Amante de ficção?

Apaixonado pela escrita?

Já pensou em escrever um conto ou dois? Um livro?

Talvez já tenha começado? Terminado?

 

Se você respondeu sim ou com certeza para ao menos uma das perguntas acima, pode relaxar… as chances são que você também seja um ficcionado.

 

Uma Insatisfação Positiva


Esse é um projeto que começou com uma paixão… um sonho… uma dor. Talvez a dor seja a mais importante, pois ela se esconde por trás da paixão e do sonho; é a dor de um vazio não preenchido, de uma realidade que não satisfaz.

 

Com efeito, se ela não incomodasse tanto e não nos tocasse lá no fundo, jamais teríamos tirado esse projeto do papel.

 

E que dor é essa?

 

O caminho aparentemente tortuoso e árduo enfrentado por um aspirante a autor de ficção.
Colocando isso de uma outra forma, o quão propenso você estaria para largar o emprego, a faculdade ou o cursinho a fim de escrever e publicar aquele romance que sempre sonhou?

 

Sim, sim, estou falando de alguém que queira ganhar a vida apenas escrevendo livros de ficção.

 

Improvável? Talvez. Possível? Com certeza.

 

Aqui tocamos no ponto-chave. Se é realmente possível, como podemos masterizar essa arte de modo que o caminho trilhado não pareça tão desencorajador? De que forma essa dor pode ser atenuada?

 

Uma resposta curta e direta poderia ser: olhando para aqueles que conseguiram.

 

É um ponto de partida. Mas quem sabe você pense que isso é um lance de sorte.

 

Bem, a sorte ajuda. Mas a habilidade também. E não apenas a da escrita em si, como também a do pensamento, ao meu ver empreendedor, de saber o que fazer com ela.

 

O cenário nacional pode não ser dos mais animadores. Porém ao olhar para fora, conseguimos enxergar uma amostragem maior de autores que estão conseguindo tirar proveito da era digital para se lançarem no mercado. Muitos deles, inclusive, oferecem dicas aos aventureiros no início da jornada.

 

Aventureiros como eu, você, nós, ficcionados.

 

O Propósito


Nós, aqui, estamos em busca de publicar nossos livros.

 

Ao mesmo tempo que escrevemos, também passamos a consumir bastante material, tanto sobre a escrita quanto sobre o seu lado empreendedor. E muito desse material é estrangeiro.

 

Assim sendo, criamos esse site com dois propósitos:

 

> Encontrar pessoas como você; 🙂

 

> E compartilhar o que estamos descobrindo ao longo do caminho.

 

O primeiro é o mais importante, afinal, se você não estivesse aqui, o último tornaria-se inconsistente.

 

Quanto ao conteúdo, vamos compartilhá-lo em duas frentes, dividindo-o por assuntos da seguinte forma:

 

  • Escrita: a arte de escrever em si.
    • Roteiro
    • Forma
    • Análise de obras

 

  • Metaescrita: o lado empreendedor de viver da escrita.
    • Organização Pessoal
    • Planejamento
    • Publicação

 

Bacana, mas e quem são vocês?

 

Quem somos


Kaio Gabriel Joner

Natural de Floripa, curioso pelos mistérios da natureza e da vida por ela guardada, amante de histórias com graduação em engenharia mecânica, rabiscador de versos calculista. Desenha com mais vontade do que habilidade, faz trilhas esporadicamente, curte um bom rock clássico e toca violão para as paredes. Adepto ao minimalismo ainda com tralhas a serem jogadas fora na próxima mudança. Jogador de RPG de mesa quando possível, mas se contenta sendo o narrador. Aos fins de semana, também gosta de levantar debates filosóficos sofistas.

 

Thiago Loriggio

Nascido em Floripa, graduando em engenharia mecânica (um curso que claramente tem grande foco em contar histórias), criativo inconsolável. Tem poucas coisas que Thiago gosta mais do que bolar alguma coisa, seja ela uma história, um projeto, um jogo, uma biografia para rodapé de site. Quando não está rabiscando no seu caderno quadriculado, anotando ideias, está lendo, jogando algo, ouvindo gêneros conflitantes de música (de The Cribs a Nujabes a Bach numa playlist só), ou percebendo que tem interesses demais. Tem um prazer especial em escrever, analisar coisas, e falar de si na terceira pessoa.

 

Curtiu? Você é também um ficcionado?

 

Então fique por dentro de tudo o que acontece aqui no blog!