6 Sites sobre escrita e ficção que você deveria acompanhar

com 2 Comentários

Então significa que você não só curte ficção como também gosta de escrever?

 

Certo, é bem provável que costume navegar por sites que tratem sobre esses temas (como você chegou aqui?) e pode ser que tenha descoberto alguns interessantes.

 

A bem da verdade, em território nacional existem sim bons conteúdos por aí e precisamos fazer jus a eles, afinal, não estamos aqui para reinventar a roda…

 

Assim como em um trabalho acadêmico se começa com uma revisão bibliográfica dentro do tema de estudo, nada mais justo do que começar nosso blog levantando o que há de melhor em língua portuguesa sobre ficção e escrita.

 

Ficção em Tópicos


Site do Diego Schutt com uma coleção impressionante de sete anos de artigos sobre roteiro e estilo. Os conceitos que traz sobre personagens e estruturas narrativas são muito bem exemplificados; um prato cheio não só para iniciantes, mas para qualquer um que queira refinar suas histórias.

 

Dentre os vários textos publicados, este aqui embaixo traz um conceito simples e que pode servir como um bom ponto de reflexão:

 

O que mudar nas suas histórias para torná-las mais envolventes

 

Igualmente interessante é que o site traz artigos traduzidos do Shawn Coyne, autor do “The Story Grid” (algo que eu traduziria como “As diretrizes da história”), e do Steven Pressfield, autor de “A Guerra da Arte”; todos com as devidas autorizações.

 

Escreva seu Livro


Site da Laura Bacellar e do Sidney Guerra, dois experientes editores no cenário nacional. No ar desde 2001, o site, além das dicas de escrita, fornece uma visão do mercado literário brasileiro e oferece um ótimo conteúdo a respeito dos caminhos da publicação tradicional e da independente. Seja qual for a sua escolha — e principalmente se não souber como escolher — você deve conferir esse artigos.

 

Para começar, aconselho esse daqui:

 

Como publicar um livro? Tipos de Editoras

 

Corrosiva


Nesse site de Juliano Martinz você encontra um passo-a-passo de como escrever um livro. Ele trata do desenvolvimento de personagens, questões de estilo e, o que acho que merece destaque aqui, também aborda a rotina de um escritor e como começar um livro pra valer. Os artigos são muito bem desenvolvidos.

 

E para quando você estiver na dúvida se deve escrever ou não:

 

Quando Escrever

 

Gente que Escreve


Esse é um podcast dentro do site do Fábio Barreto, feito em parceria com o Rob Gordon. Eles oferecem dicas para escritores iniciantes e não apenas tratam de questões técnicas, mas também falam bastante sobre como é a carreira de escritor em si. Informações valiosas se você está pensando em se dedicar 100% aos seus textos.

 

O episódio 21 traz a participação de escritoras iniciantes e debate as dificuldades encontradas (e imaginadas) por quem está começando uma carreira de escritor:

 

As Dificuldades do Autor Iniciante

 

Autografia


Blog da editora de mesmo nome que trata sobre diversos campos da escrita. Traz dicas práticas em artigos mais simples, muitos em formatos de listas facilmente “escaneáveis”. Recentemente começaram um podcast, em que entrevistam autores nacionais publicados com seu selo.

 

Se estiver à procura de alguns livros sobre escrita, confira essas sugestões:

 

5 Dicas de Livros para Escritores Iniciantes

 

Hmmm… uma sugestão para ler cinco outras sugestões… sugesception…

 

Trasgo


Ok, a Trasgo não é um site que oferece dicas de escrita, tampouco faz uma análise da carreira de escritor como os outros dessa lista. Porém senti que não incluí-la aqui seria uma grande desfeita.

 

Aos que não conhecem, a Trasgo é uma revista digital que se compromete a entregar o melhor dos contos nacionais de ficção científica e fantasia. Possui edições trimestrais que você pode baixar gratuitamente.

 

Deu pra perceber, não é? Eles estão interessados realmente em promover a ficção nacional. Temos um interesse em comum e por isso não podíamos deixar de mencioná-la.

 

Há pouco tempo, eles conseguiram fechar uma campanha bem-sucedida pelo catarse para terem todos os contos de seu primeiro ano publicados em um livro impresso.

 

Para dar uma conferida no trabalho deles, acesse:

 

Trasgo

 

Outras Menções


Existem sim vários outros sites que tratam de ficção, muitos abrangem séries e filmes, enquanto outros tratam exclusivamente de livros. Temos um número considerável de sites brasileiros sobre resenhas e, apesar desse não ser o foco do Ficcionados, há uma conexão evidente entre o processo de escrita e crítica, não é mesmo?

 

Assim sendo, também achei justo fazer menção a alguns desses sites. Portanto, se você estiver interessado em uma resenha ou em uma discussão profunda sobre alguma obra, dê uma checada nesses daqui:

 

Resenha de Livros: o nome esclarece bem do que se trata; o site é dividido por gênero literário, sem restrições, e, no ar desde 2013, já conta com um acervo e tanto.

 

Fome de Livros: esse daqui é escrito por cinco amigas, aborda vários gêneros e possui uma quantidade de resenhas igualmente impressionante.

 

Resenhas à la Carte: também destinado exclusivamente a resenha de livros, sem preferências por gênero, escrito por duas amigas jornalistas.

 

No Mundo dos Livros: além das resenhas de vários gêneros, você também pode encontrar opiniões sobre HQ’s e mangás, série e filmes.

 

Mundo das Resenhas: outro site em que você encontra não só resenhas de livros, como também de HQ’s, filmes e séries.

 

Livros e Chocolate Quente: mais um sem preferências por gênero; o destaque aqui fica por conta da coluna especial para livros nacionais.

 

Livrocast: esse daqui não se serve de resenhas escritas, é um podcast com debates no estilo “clube do livro” com discussões mais aprofundadas; além disso, esse ano eles começaram a entrevistar autores nacionais.

 

Livros e Fuxicos: aqui você encontra várias resenhas especialmente sobre romances — sim, estou me referindo ao gênero… romances românticos haha —, também aborda séries e filmes.

 

A Taberna: site com resenhas de livros, séries e filmes centrado em fantasia, ficção científica e horror.

 

Livros de Fantasia: como o nome sugere, o site trata apenas de fantasia; possui um bom número de resenhas de livros nacionais, mostrando que temos sim muitas obras boas. (Mas parece que anda meio parado nos últimos meses).

 

Livrólogos: apesar do nome, o site aborda também séries e filmes de tudo que é gênero, além de possuir uma coluna chamada “bastidores literários” em que trazem temas importantes para a carreira do escritor.

 

Enfim, há ainda muitos outros por aí. Caso você costume frequentar algum que não esteja em nossa lista, comente aqui abaixo!

 

Considerações Finais


Uma pesquisa acadêmica se apoia nos trabalhos relevantes que a antecederam procurando engrandecer o assunto da área estudada. Da mesma forma, conhecendo o trabalho dos sites aqui citados, procuramos com o Ficcionados trazer uma nova luz às discussões sobre a arte de escrever ficção e, principalmente, sobre a carreira do escritor nacional de ficção.

 

Você costuma consumir material de algum dos sites citados? O que acha deles?

Seguir Kaio Gabriel:

Natural de Floripa, curioso pelos mistérios da natureza e da vida por ela guardada, amante de histórias com graduação em engenharia mecânica, rabiscador de versos calculista. Desenha com mais vontade do que habilidade, faz trilhas esporadicamente, curte um bom rock clássico e toca violão para as paredes. Adepto ao minimalismo ainda com tralhas a serem jogadas fora na próxima mudança. Jogador de RPG de mesa quando possível, mas se contenta sendo o narrador. Aos fins de semana, também gosta de levantar debates filosóficos sofistas. Blog Pessoal

  • http://www.sguerra.com.br/ Sidney Guerra

    Obrigado por prestigiar o Escreva seu Livro, Kaio Gabriel. Muito sucesso no trabalho de vocês!
    Sidney Guerra
    http://www.escrevaseulivro.com.br

    • Kaio Gabriel Joner

      Obrigado pelo apoio, Sidney 🙂